A Abelha da China – CCCM
O Centro Científico e Cultural de Macau vai assinalar, no próximo dia 12 de setembro, o bicentenário de “A Abelha da China”, o primeiro jornal de língua portuguesa a ser publicado em Macau, marcando o início da imprensa periódica no território.
O programa da evocação desta importante efeméride, no contexto da Revolução Liberal de 1820 e da primeira formulação do constitucionalismo português, inclui uma sessão com intervenções de cinco investigadores de Portugal, China e Brasil, que se têm dedicado ao estudo daquele período histórico e, em concreto, da imprensa em Macau.
Na ocasião, será lançado um livro – “A Abelha da China nos seus 200 Anos: Casos, Personagens e Confrontos na Experiência Liberal de Macau” – coordenado por Duarte Drumond Braga e Hugo Pinto, que reúne artigos da autoria dos investigadores: Cátia Miriam Costa, Jin Guoping, Jorge de Abreu Arrimar, Pablo Magalhães, e Tereza Sena. Esta edição, que inaugura a nova coleção de livros de História com chancela do Centro Científico e Cultural de Macau, é feita em parceria com a Universidade de Macau.